Entregamos em todo Brasil Compra 100% segura e tranquila Para todos os tipos de cabelo

MENU

Você sabia que a poluição do ar também é prejudicial aos cabelos?

Um estudo realizado pela Universidade de Londres sugere que homens e mulheres que vivem em áreas poluídas são mais propensos a perder os cabelos do que aqueles que vivem em uma atmosfera mais limpa. Eles descobriram que toxinas e carcinógenos encontrados no ar poluído causam alterações na raiz capilar, tornando-a mais sujeita a inflamações, o que prejudica o crescimento dos cabelos, provoca quedas e bloqueia mecanismos que produzem a proteína a partir da qual o cabelo é feito.

Como isso acontece?
Ao sairmos nas ruas de uma grande metrópole, por exemplo, as impurezas contidas na atmosfera podem se prender aos fios do cabelo, deixando-os opacos, e também ao couro cabeludo, aumentando as chances de inflamação dos folículos pilosos.

A pele e os pelos são expostos diretamente, formando o primeiro órgão de barreira que responde a mudanças no ambiente. Grandes e pequenas partículas transportadas pelo ar, fumo e poluição gasosa podem prejudicar o couro cabeludo e os cabelos. A seborréia excessiva e o couro cabeludo oleoso, muito comum no Brasil, são desencadeados e perpetuados pela poluição, causando a inflamação crônica, acelerando o processo de fibrose que deixa os folículos incapazes de produzir um cabelo outra vez.

A poluição do ar pode contribuir para o aparecimento da síndrome do couro cabeludo sensível, que se caracteriza pela combinação de vários sintomas, como a irritação do couro cabeludo, vermelhidão, secreção excessiva de sebo, caspa, dor nas raízes do cabelo e perda de cabelo. Nos casos de calvície e outros motivos de queda de cabelos, esses sintomas irão acelerar o processo de perda capilar.

Como se proteger dos danos da poluição
É fundamental realizar a lavagem dos fios diariamente a fim de impedir o acúmulo de agentes poluentes e o excesso de oleosidade no fio e couro cabeludo.

É importante molhar o cabelo, massagear o shampoo no couro cabeludo e depois enxaguar bem o cabelo para se certificar de que não há resíduos de produtos. Não lavar os cabelos irá deixar acúmulo de resíduos e sujeira provenientes do ar, que podem acentuar a queda.

A calvície e outras perdas capilares têm tratamento e, quanto mais cedo o problema for tratado, maiores são as chances de retardar a queda de cabelo.

Outros cuidados simples podem ser adotados para adiar a queda ou amenizar a perda dos fios, como manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos regulares, não abusar de produtos gordurosos e aumentar a ingestão de alimentos naturais e antioxidantes, como couve, espinafre, brócolis, cenoura, nozes, maçã, uva, frutos do mar, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
WhatsApp
Olá, como podemos te ajudar?